Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

JEJUM: Teoria da Cura/ Detox e Emagrecimento


A teoria de que o jejum tem o poder de cura, desintoxicar e até mesmo emagrecer não é nenhuma novidade, na verdade o assunto é milenar de tão antigo.  
Mexendo lá no fundo do baú, podemos trazer alguns exemplos de adeptos e defensores do jejum. PITÁGORAS, o matemático, estava convencido de que o jejum facilitava os processos mentais. SÓCRATES e PLATÃO apreciavam o jejum de 10 dias.

 HIPÓCRATES, pai da medicina, por sua vez, prescrevia o jejum como medida de combate a doenças e dizia: ''todas as pessoas tem em si um médico; precisamos apenas ajudá-lo em seu trabalho".

COMO JEJUAR? AFINAL EU NÃO DEVERIA COMER A CADA 3HORAS? 
Bom, como jejuar é uma questão relativa, vai depender do limites pessoais de cada um. Existem pessoas que jejuam por dias sem passar mal, eu mesma jejuei por 5 dias seguidos e fiquei muito bem, mas meu jejum era assim: 
Tomava água, chá, café e fazia uso de suplementos vitamínicos. Já que eu não estava comendo, não quis correr o risco de prejudicar minha saúde por não ingerir vitaminas... então eu tomava meu comprimido de complexo vitamínico diário. Das minhas experiências de jejum, posso contar que sobrevivi, ou seja, quero dizer que fiquei bem, jejuar não é um ''bichão de sete cabeças''. Os 3 primeiros dias foram difíceis para mim(tempo que dura minha fase de abstinência) senti vontade de comer doce, sal...mas não senti fome propriamente dita. Passado esse período dos 3 primeiros dias eu simplesmente sentia meu organismo ''desapegado'' da comida, olhava para qualquer comida sem sentir vontade de comer... Não sei se meu corpo estava em cetose ou se simplesmente meu organismo havia ''desviciado'' da comida. 
Posso dizer que o duro de fazer o jejum, é conseguir passar por essa fase da abstinência, e não o fato de não comer em si.  No meu caso supero essa fase em 72h... Eu conto um pouco mais em outro post sobre minha experiencia com jejum. 

Voltamos ao que interessa... Como eu ia dizendo, existe várias maneiras de jejuar, uma das formas mais ''famosinha'' digamos assim, é o JEJUM INTERMITENTE, que consiste na prática de jejuar por algumas horas, por exemplo: A pessoa que irá fazer o jejum pode jejuar um periodo parcial do dia dela: 16h de jejum e as outras 8h restante pode comer : 
-Das 18h ás 12h do dia seguinte jejua, do período das 12h ás 18h pode comer... 
Agora, isso depende, como eu disse existe pessoas que aguentam mais tempo outras menos tempo... Os estudos a respeito do jejum intermitente alegam, que jejuar ainda que de forma parcial munida de uma alimentação balanceada o jejuante emagrece,

Segundo a TEORIA DO JEJUM INTERMITENTE comer de 3 em 3h como estamos acostumados (carecas de ouvir) é ''balela'' é ''história para boi dormir'', segundo a teoria conspiracionista, essa história de que devemos comer para emagrecer foi um mito criado pela própria indústria alimentícia a fim de se beneficiar com isso, nos induzindo a comer, nos manipulando fazendo acreditar que se não comermos iremos perder massa magra, músculos, ficaremos doentes. O que não é nada verdade... mas que fique claro que eu digo isso por experiência própria, cada um é dono do próprio nariz... cada um conhece suas limitações ou pelo menos deveria. Aquele que sabe que não ''dá conta'' de jejuar, não deve colocar sua saúde em risco. 

Existe vários exemplos de pessoas que fizeram jejum e tiveram bons resultados, a internet está cheio deles  é só pesquisar... a partir dai cada um tire suas próprias conclusões. 

Vou compartilhar com vocês alguns casos de pessoas que são adeptas ao jejum e defendem ''com unhas e dentes'' o resultado que tiveram: 
O vídeo abaixo trata-se de uma entrevista de Evelyn Torrence feita por Jô Soares em seu programa, onde a mesma fala a respeito de como se tornou adepta ao jejum e quais foram os benefícios em sua vida: 


Olha pessoal, quero alertar que eu não sou profissional de saúde nem mesmo da área da saúde, mas sou humana e curiosa assim como você, estou aqui compartilhando minha experiência e também alheia de pessoas que defendem os benefícios que tiveram com o jejum. Então para aqueles que nunca praticaram o jejum, isso aqui não passa de teoria, se tu queres praticar faça por tua conta, e faça com responsabilidade. Não seja radical e nem coloque sua saúde em risco. Lembre-se de saber reconhecer seus limites. Apenas faça se achar que deve, você saberá até onde aguenta e se aguenta. 

Outra experiência que me chamou atenção é de um rapaz que atualmente é CRUDÍVORO, que também teve experiência desintoxicante por meio do jejum e narrou sobre ela no vídeo a baixo: 


Mas tratando-se de JEJUM INTERMITENTE o CASO QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO foi o do Escocês MARK SISSON, cujo protagonizou o caso do mais longo jejum registrado e verificável da história. Resumindo, MARK em data 01/06/1965 aos seus 27 anos de idade pesando 207kg buscava alternativa para emagrecer junto ao Departamento de Medicina da Universidade de Medicina de Dundee, na Escócia. Os médicos sugeriram ''que ele ficasse sem comer por alguns dias''...Assim ele o fez, ao fim de uma semana, tinha perdido 2.2kg e sentia-se bem. A equipe médica então sugeriu que ele continuasse o jejum, ingerindo apenas líquidos não calóricos, vitaminas e sais minerais, até o dia em que quisesse. 
Em 30/06/1966 MARK, encerrou seu experimento. Em 382 dias de jejum calórico absoluto, ele perdeu 124,2Kg, ou seja, 60% do seu peso, terminando próximo dos 83kg.Anos após o fim do experimento mostrou que ele ganhou apenas 7kg subsequentemente-ou seja, nada de ''dieta sanfona''. 
Para saber mais sobre o caso leia aqui.

Fora esses já citados, há vários outros exemplos impressionantes de pessoas que se beneficiaram com a prática do jejum, casos vão desde emagrecimento á cura de doenças. 

Á prática do jejum é bem mais comum do que se imagina, vários famosos são praticantes declarados do jejum, alguns exemplos abaixo: 


Elas não comem! Saibam quais famosas apostam no jejum para emagrecer, clicando aqui .

PARA SE PENSAR: 

Duas coisas que ouvi quando ainda era criança, lendo a respeito da cura pelo jejum e natureza ( sim, faz tempo que estudo a respeito...) me chamaram atenção: 

1º - Um questionamento que dizia: Já observou que quando um animal fica doente ele para de comer? É porque ele tem o sabedoria instintiva de que precisa fazer isso para ajudar na sua cura. Será que quando adoecemos devemos fazer o mesmo? 
2°- a frase famosa de Hipócrates que botou-me a pensar: ''Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio''. 

Finalizando: 
Quero dizer que se eu não tivesse por experiencia própria vivenciado os benefícios do jejum, não estaria compartilhando a respeito do mesmo aqui com vocês meus caros leitores. Futuramente escreverei mais á respeito. 

Fontes:
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/fotos/elas-nao-comem-saiba-quais-famosas-apostam-no-jejum-para-emagrecer-25052013#!/foto/1

http://www.paleodiario.com/2015/02/o-incrivel-caso-do-escoces-que-perdeu.html
http://www.terra.com.br/esoterico/monica/monica_01_01_2003.htm

http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-ter-a-barriga-chapada-18880.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário